Encontro de Líderes Fortalece Diálogo na Educação de SP

Encontro de Líderes pela Aprendizagem fortalece diálogo e políticas públicas na Educação de SP

Supervisores e dirigentes participaram de quatro dias de debates em Campos do Jordão; o programa Bolsa Estágio Ensino Médio já beneficiou mais de 6,7 mil alunos e está com inscrições abertas.

O Encontro de Líderes pela Aprendizagem, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), reuniu mais de 2 mil supervisores e dirigentes da rede estadual em Campos do Jordão. Durante quatro dias de atividades intensas, o evento promoveu 25 debates temáticos, oficinas pedagógicas e troca de experiências entre gestores da educação pública paulista.

Diálogo e fortalecimento da rede

O encontro buscou alinhar estratégias e aproximar ainda mais os supervisores das escolas estaduais. Vanderlete Chiuffa, coordenadora regional da Unidade de São Bernardo do Campo, destacou que o evento fortaleceu a atuação dos profissionais: “Os supervisores estão super engajados e participando ativamente dos diálogos e oficinas. É um ótimo fortalecimento para o trabalho de todos nós na implementação das políticas públicas”.

O professor Claudio Aparecido Guarnieri Alves, supervisor na região Mirante do Paranapanema, ressaltou o impacto prático: “Foi enriquecedor e ajudou a renovar nossa bagagem para aplicar no dia a dia da escola.”

Foco no Ensino Médio Técnico e no BEEM

Entre os temas centrais, esteve o Ensino Médio Técnico e o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que já contratou 6.775 estudantes em empresas parceiras. A subsecretária de Articulação da Rede de Ensino, Bety Tichauer, enfatizou a importância de reforçar o papel pedagógico do supervisor na rede. O secretário da Educação, Renato Feder, destacou o desafio de elevar ainda mais a qualidade da educação pública: “Queremos que cada supervisor seja visto como parceiro estratégico pelos diretores das escolas, alguém que está pronto para ajudar.”

A voz dos estudantes

O encontro também contou com a presença de alunos. Ana Clara Landi Medeiros, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor Mário Bulcão Giudice, em Pindamonhangaba, foi uma das mestres de cerimônia do evento. Estagiária na área de e-commerce por meio do BEEM, Ana Clara ressaltou o impacto transformador da iniciativa: “Me ajudou a desbloquear novas portas e caminhos. Foi o melhor emprego que já tive e está me fazendo evoluir como pessoa e profissional.”

Inscrições abertas para o Bolsa Estágio Ensino Médio

A Seduc-SP abriu nova etapa de inscrições para o BEEM. Estudantes da 2ª e 3ª séries do itinerário técnico do Ensino Médio têm até 22 de setembro para se cadastrar. As bolsas variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a carga horária. Interessados podem se inscrever pelo site: Cadastro BEEM – CIEE.

Sobre o evento

Onde: Campos do Jordão

Quando: 22 de setembro

Onde comprar: Cadastro BEEM – CIEE

Rolar para cima