MasP Apresenta Exposição Sobre Colapso Ambiental Após Recorde

Ingresso Já - Padrao

Após recorde de público com Monet, Masp abre exposição sobre colapso ambiental

Após bater recorde de público com a exposição A ecologia de Monet, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) inaugura nesta sexta-feira (10) a mostra Clarissa Tossin: ponto sem retorno. A exposição imersiva reúne mais de 40 obras da artista gaúcha que retratam colapsos ambientais, como as enchentes do Rio Grande do Sul.

“A sensação é a de que o museu alagou e montamos a mostra com aquilo que sobrou para expor. É como se o público estivesse visitando um museu pós-apocalíptico”, diz Guilherme Giufrida, que assina a curadoria da mostra com o diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa.

A galeria do primeiro andar do edifício projetado por Lina Bo Bardi recebeu esculturas, pinturas e instalações que denunciam e retratam catástrofes climáticas em escala global. Em uma das obras, a artista utilizou tinta desenvolvida com terra de regiões gaúchas atingidas pelas fortes chuvas no ano passado para criar o efeito de marcas das inundações. Há também referências aos incêndios de Los Angeles, onde Tossin vive atualmente, e os efeitos do aquecimento global para as pessoas e o meio ambiente.

Neste novo ciclo de exposições, os visitantes também poderão conferir a primeira mostra individual póstuma do colombiano Abel Rodríguez, que faleceu no ano passado, e a videoinstalação Æqualia, sobre o encontro dos rios Negro e Solimões, em Manaus, exibida pela primeira vez no Brasil.

Serviço

  • Quando? A partir de sexta (10) até 1º de fevereiro de 2026; fechado às segundas.
  • Onde? Masp – Edifício Lina Bo Bardi | Avenida Paulista, 1.578, 1º andar, Bela Vista – Centro.
  • Quanto? A partir de R$ 37 (meia-entrada); às terças, a entrada é grátis (das 10h às 19h); às sextas, é gratuita das 18h às 20h30.

Nota de responsabilidade: Este site não comercializa ingressos, pacotes ou qualquer produto relacionado a eventos. Nosso papel é exclusivamente divulgar atrações e indicar os canais oficiais de compra, quando disponíveis. Não nos responsabilizamos por compras, pagamentos ou qualquer transação realizada nos sites mencionados.

Rolar para cima